CIVIL 3D - Propriedades e Estilos

Todas as entidades do Civil 3D possuem estilos e propriedades, portanto as abas que mais utilizaremos da Toolspace são as abas Prospector e Settings, como dito anteriormente. São nessas abas que iremos controlar as propriedades e estilos das entidades. É possível alterar também selecionando a entidade no model e clicando com o botão direito do mouse para ter acesso às opções de estilo e propriedade dos objetos.
É comum confundir o que se altera nas propriedades e no estilo das entidades. Na dúvida, é melhor acessar as propriedades, pois o estilo também é uma propriedade, e nas propriedades temos acesso ao estilo do objeto, caso queiramos fazer alguma modificação no estilo.

Estilos


O estilo da entidade trata principalmente de sua apresentação e sua visualização. Portanto é no estilo que definimos o que irá se mostrar e o que irá se esconder na apresentação dos objetos, bem como a cor, layer, tipo de linha e espessura de linha de cada elemento que compõe a entidade.

Quando alteramos um estilo, alteramos a visualização de todas as entidades que possuem aquele estilo.

Janela do estilo de uma alinhamento, aba display
Janela do estilo de uma alinhamento, aba display

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Acima temos a caixa para configurarmos o estilo de um alinhamento. A primeira aba sempre será Information, onde podemos modificar o nome do estilo e colocar uma descrição. Nas duas últimas abas teremos Display, que é a aba mostrada acima, onde podemos modificar a visualização de cada elemento da entidade, e a aba Summary, onde temos um resumo das outras abas e podemos ver agrupadamente as configurações do estilo.
As outras abas, que no caso acima do alinhamento são Design e Markers, variam de acordo com cada entidade.

Propriedades


Nas propriedades de um objeto alteramos suas características próprias, diferente do estilo, onde alteramos a visualização de todos os objetos desse estilo.

Janela de propriedades de um alinhamento
Janela de propriedades de um alinhamento

Acima temos as propriedades de um alinhamento. Note que, assim como no estilo, a primeira aba é Information, onde podemos alterar o nome da entidade e colocar uma descrição. Porém, na aba information das propriedades podemos alterar o estilo da entidade, e também alterar este estilo, clicando no botão ao lado do nome do estilo. Pelo mesmo botão podemos copiar o estilo ou então criar um novo estilo para esta entidade, basta clicar na seta para baixo e escolher a opção.
As outras abas são de acordo com cada entidade.

Lembrando que disponibilizo gratuitamente arquivos de Civil 3D para você utilizar nesse tutorial, inclusive um Template com as propriedades e estilos configurados. Veja aqui os arquivos do tutorial.

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Próximo: Pontos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2024)

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Desenhando em perspectiva (isometrico)