CIVIL 3D - Superfícies

Anterior: Pontos

Agora que já vimos como criamos pontos e Point Groups, podemos ver como se dá a criação e manipulação de superfícies.
Veja também:

Para criar uma superfície, vá até a toolspace, na aba prospector, e clique com o botão direito em Surfaces e selecione Create Surface. Ou na barra de ferramentas, no menu Surfaces, selecione Create Surface. A caixa de diálogo vai aparecer:


Janela para criação de uma nova superfície
Janela para criação de uma nova superfície

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Podemos dar um nome à superfície, uma descrição e selecionar o estilo a ser usado para apresentar a superfície. Depois, só selecionar OK que a superfície será criada.
Como não foi adicionado nenhum dado à superfície, ela não poderá ser visualizada, apenas na toolspace, onde aparecerá no item Surfaces.

1. Adicionando dados a uma superfície


Depois de criada a superfície, podemos adicionar dados a ela. Existem várias formas de adicionar dados à superfície, que podem ser encontradas na toolspace, em surfaces, expandindo a superfície criada e depois expandindo o item Definition. Teremos as seguintes opções:

Explorando a superfície criada na toolspace, aba Prospector
Explorando a superfície criada na toolspace, aba Prospector

Podemos também acessar as opções acima no ribbon, selecionando a superfície e acessando o botão Add Data. Para selecionar uma superfície vazia basta clicar com o botão direito no nome da superfície na toolspace e escolher a opção Select.

Opções para adicionar dados na superfície
Opções para adicionar dados na superfície

1.1. Boundaries


O boundary (contorno) serve para limitar a superfície através da seleção de um objeto fechado (polylinha, 3dpolylinha, etc.). Ao selecionar a opção Boundaries, aparece a janela:

Adicionando boundaries à superfície
Adicionando boundaries à superfície

Pode-se dar um nome ao boundary (opcional) e selecionar o tipo do boundary – se vai mostrar ou esconder a superfície no interior do polígono selecionado.

1.2. Breaklines


As breaklines são as linhas que irão determinar por onde passará a triangulação da superfície. Podem ser polylinhas, 3dpolylinhas, feature lines, lines, etc. Em cada vértice dos objetos selecionados serão adicionados pontos na superfície, conforme a elevação dos vértices dos objetos, e em cada segmento de linha dos objetos será desenhado um lado de triângulo.

Adicionando breaklines à superfície
Adicionando breaklines à superfície

Pode-se adicionar uma descrição e mudar outras configurações das breaklines, depois selecione OK e selecione os objetos.

1.3. Contours (Curvas de nível)


Os contornos são as curvas de nível. Nesta opção, podemos selecionar curvas de nível (polylinhas ou 3dpolylinhas) para serem adicionadas à superfície.

Adicionando curvas de nível à superfície
Adicionando curvas de nível à superfície

1.4. DEM Files


Os arquivos DEM – sigla em inglês para Modelo Digital de Elevação – representam um grid de pontos que podem ser adicionados à superfície.

Adicionando arquivos DEM à superfície
Adicionando arquivos DEM à superfície

Clicando no botão em destaque podemos selecionar o arquivo DEM. Depois é só selecionar OK.

1.5. Drawing Objects


Nesta opção podemos criar pontos na superfície através de objetos no desenho, como pontos, blocos, linhas, textos, etc. Basta escolher o tipo de objeto que será selecionado e dar OK.

Adicionando objetos do desenho à superfície
Adicionando objetos do desenho à superfície

1.6. Point Files


Assim como quando vamos criar pontos, podemos criar uma superfície através de um arquivo de pontos. A forma de se fazer e a configuração do arquivo de pontos é a mesma de quando se vai importar vários pontos.

Adicionando arquivos de pontos à superfície
Adicionando arquivos de pontos à superfície

1.7. Point Groups


Se houver um Point Group no arquivo com os pontos que você quer criar sua superfície, esse Point Group pode ser adicionado à superfície sem que você precise adicionar os pontos novamente. Basta escolher a opção e selecionar o Point Group desejado.

Adicionando um Point Group à superfície
Adicionando um Point Group à superfície

2. Editando o estilo da superfície


No estilo da superfície podemos configurar sua visualização, o que aparecerá e o que não aparecerá, a distância entre as curvas de nível, etc.
Para acessar o estilo de uma superfície, clique com o botão direito depois de selecionar a superfície ou sobre o nome da superfície na toolspace e selecione Edit surface style.
Na aba Contours, expandindo o item Contours Intervals, podemos modificar as distâncias entre as curvas mestras e entre as curvas intermediárias.

Aba Contours da janela de edição de uma superfície
Aba Contours da janela de edição de uma superfície

Na aba points, podemos alterar o modelo e o tamanho dos pontos, quando estes estiverem configurados para serem apresentados. No item Point Size, definimos seu tamanho e seu método de escala, que é preferível que seja em unidades absolutas, para não variar de tamanho de acordo com o zoom do desenho. E no item Point Display, definimos o modelo (desenho) do ponto.

Aba Points da janela de edição de uma superfície
Aba Points da janela de edição de uma superfície

Na aba display, definimos a aparência de cada item da superfície. Podemos modificar o layer de cada item, a cor, linetype, linetypescale, lineweight, e a visibilidade.

Aba Display da janela de edição de uma superfície
Aba Display da janela de edição de uma superfície


3.  Setas de direção (slope arrows)


O Civil3D disponibiliza algumas ferramentas de análise de superfície. A mais utilizada delas é a slope arrows, que desenha uma seta dentro de cada triângulo indicando a direção de caimento deste triângulo. É bastante útil para realizar estudos de drenagem e hidrologia. Para ativar, basta deixar visível o item Slope Arrows na aba display do estilo da superfície.

Setas de direção da superfície
Setas de direção da superfície

Para cada intervalo de inclinação o Civil determina uma cor para as setas, sendo as cores mais quentes representando inclinações maiores.

4.  Editando uma superfície


Depois de criada, uma superfície geralmente precisa ser editada. Podemos mudar a triangulação, adicionar ou apagar pontos e triângulos, mover pontos, mudar a elevação da superfície, etc. Para acessar as opções de edição de uma superfície, selecione a superfície que irá aparecer no ribbon a opção Edit Surface. Ou, na toolspace, expanda a superfície, depois expanda o item Definition e clique com o botão direito em Edits.

Opções de edição de uma superfície na toolspace
Opções de edição de uma superfície na toolspace

Opções de edição de uma superfície no ribbon
Opções de edição de uma superfície no ribbon

4.1.     Add line


Podemos desenhar uma linha de triângulo para obrigar a triangulação da superfície a ligar dois pontos determinados. Basta clicar na opção Add line e desenhar a linha ligando dois pontos da superfície. É recomendado que a triangulação esteja ligada na aba Display do estilo da superfície.

4.2.     Delete line


Deleta linhas indesejadas na superfície. Geralmente se usa para linhas que estão ligando pontos muito distantes. Basta escolher a opção e selecionar as linhas que se deseja apagar.

4.3.     Swap edge


Alterna a triangulação em uma região. Clicando sobre uma linha de triângulo, o Civil irá encontrar uma nova forma de triangulação para esta linha.

4.4.     Add Point


Adiciona pontos manualmente a superfície, pedindo que se clique na localização do ponto e em seguida que se digite a nova elevação do ponto, dando como opção a elevação da superfície naquele ponto.

Select point:
New elevation(176.250224):

4.5.     Delete Point


Permite selecionar um ou mais pontos para deletar da superfície.

4.6.     Modify Point


Permite mudar a elevação de um ponto selecionado.

4.7.     Move Point


Permite mudar a posição (x,y) de um ponto selecionado.

4.8.     Raise/Lower


Muda a cota de toda a superfície movendo-a em z de acordo com o deslocamento que for digitado. Para mover a superfície para cima, digitar um valor positivo. Para baixo, digitar um valor negativo.

Surface:  Terreno
Amount to add to all elevations:

Lembrando que disponibilizo gratuitamente arquivos de Civil 3D para você utilizar nesse tutorial, inclusive um arquivo com a Superfície. Veja aqui os arquivos do tutorial.

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Próximo: Alinhamentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como inserir imagem no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)