CIVIL 3D - Alinhamentos

Anterior: Superfícies

Os alinhamentos representam os eixos que queremos projetar, e também possuem outras utilidades, devido ao grande número de ferramentas associadas a eles.

1. Criando um alinhamento


Para criar um alinhamento, vá no menu Alignments e selecione Create Alignment by Layout. Vai aparecer a janela:

Janela de criação de um alinhamento
Janela de criação de um alinhamento

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Esta é a janela de criação de um alinhamento. Nela podemos dar um nome ao alinhamento, escolher o tipo (Centerline é o melhor para criar o primeiro alinhamento do desenho), e dar uma descrição ao alinhamento.
Na aba General, escolhemos o estilo do alinhamento e o estilo do label set (conjunto de textos), que por enquanto deixarei sem. Após preencher as informações, basta selecionar OK.
Na aba Design Criteria, podemos escolher os parâmetros que irão regrar a geometria de alinhamento, como por exemplo, raio mínimo, rampa máxima, etc. Cada vez que a geometria do alinhamento desrespeitar uma dessas premissas, uma ícone de advertência aparecerá no alinhamento.

Desing Criteria de um alinhamento
Desing Criteria de um alinhamento

2.  Desenhando as tangentes


Fechada a janela de criação, automaticamente se abrirá a janela de edição de geometria. É usando esta janela que iremos desenhar e editar a geometria do nosso alinhamento.

Ferramentas de criação e edição de um alinhamento
Ferramentas de criação e edição de um alinhamento

Podemos começar pelo primeiro botão, onde iremos configurar como o alinhamento será desenhado.

Opções para desenhar tangentes de um alinhamento
Opções para desenhar tangentes de um alinhamento

Neste botão podemos configurar se o alinhamento será desenhado com curvas ou sem curvas (apenas PI’s secos, formando um vértice). Caso optemos por desenhar o alinhamento com curvas, podemos configurar as curvas em Curve and Spiral Settings.


Configurações de curva e espiral de um alinhamento
Configurações de curva e espiral de um alinhamento

Nesta janela configuramos as curvas criadas automaticamente no alinhamento. O tipo Clothoid indica a curva com espiral. Se desejarmos desenhar curvas com espiral automaticamente devemos selecionar as opções Spiral in e Spiral out e definar o comprimento (Length) da curva espiral. E na opção Curve, devemos colocar o raio padrão com que as curvas serão desenhadas.

Particularmente acho melhor desenhar curvas com PI’s secos (sem curvas) para depois desenhar as curvas manualmente. Pois dificilmente temos um alinhamento que terá uma sequência de curvas iguais.
Selecionando a opção Tangent-tangent (No curves), podemos desenhar o alinhamento no model, como se este fosse um polylinha, clicando onde serão seus PI’s (pontos de interseção das tangentes).

Tangentes de um alinhamento desenhada em planta
Tangentes de um alinhamento desenhada em planta

Nos próximos botões da janela de edição da geometria do alinhamento ( ), podemos criar e apagar PI’s. Para criar, clicamos no primeiro dos dois botões, e basta selecionar o ponto em que se deseja adicionar um novo PI para que ele seja criado. Para apagar, clicamos no outro botão e em seguida clicamos em qualquer ponto do desenho. O PI apagado será o PI do alinhamento que estiver mais próximo do ponto clicado. Por isso é importante clicar num ponto próximo ao PI que se deseja apagar.
Importante: A qualquer momento podemos clicar no alinhamento e usar os grips do alinhamento para modifica-lo. Ou seja, podemos arrastar os PIs, os grips de início e final e também arrastar as tangents através dos grips do alinhamento. Isso também pode ser feito depois que as curvas estiverem prontas, e até mesmo quando o perfil e o corredor de terraplanagem estiverem prontos.

3. Criando as curvas


Tendo todos os PIs nos seus devidos lugares, podemos adicionar as curvas do alinhamento. Usaremos dois botões da janela de edição de geometria. O primeiro, para fazermos curvas simples (circulares, sem espiral); e o segundo para fazermos as curvas compostas (circulares com espiral).

Ferramentas para criação de curva no alinhamento
Ferramentas para criação de curva no alinhamento

3.1. Curvas simples


Ferramenta para criar curva simples em um alinhamento
Ferramenta para criar curva simples em um alinhamento

Para fazermos uma curva simples, selecionamos a opção Free Curve Fillet (Between two entities, radius), no botão destacado acima.

Depois de selecionada a opção, devemos selecionar a primeira tangente.

Select first entity:

Depois a segunda tangente;

Select next entity:

Lembrando que essa seleção deve ser no sentido crescente do estaqueamento, ou seja, a segunda tangente selecionada deve ser a tangente que vem em sequencia da primeira tangente selecionada no estaqueamento. Em seguida, escolhemos o método que a curva será desenhada.

Is curve solution angle [Greaterthan180/Lessthan180] <Lessthan180>:

Trata-se do ângulo da curva. Se escolhermos Lessthan180 (padrão), a curva será desenhada na parte do menor ângulo entre as tangentes (menor que 180), se escolhermos Greaterthan180, a curva será feita na parte do maior ângulo (maior que 180).

Exemplo:

Curva criada com ângulo menor que 180°
Curva criada com ângulo menor que 180°

Curva criada com ângulo maior que 180°
Curva criada com ângulo maior que 180°
            

Acima, a primeira imagem é da opção Lessthan180, e a segunda é a opção Greaterthan180. O modo mais utilizado é Lessthan180, por isso usaremos este. Sendo assim, bastar dar enter quando aparecer a opção. Em seguida, colocamos o raio.

Specify radius <330.000m>:

Depois que digitamos o raio, a curva é desenhada.

3.2. Curva composta


Ferramenta para criar curva composta
Ferramenta para criar curva composta

No caso da curva composta, o processo é bem parecido, porém, devemos inserir agora o comprimento da curva espiral de entrada e da curva espiral de saída da curva.
Selecionamos a opção Free Spiral-Curve-Spiral (Between two entities) do botão destacado acima. A seguir aparecerá na linha de comandos:

Select first entity:

Selecione a primeira tangente.

Select next entity:

Selecione a segunda tangente. As tangentes devem ser selecionadas na ordem crescente do estaqueamento, assim como na curva simples.

Is curve solution angle [Greaterthan180/Lessthan180] <Lessthan180>:

Specify radius <330.000m>:

A seguir, é pedido os valores das espirais de entrada e saída.

Specify spiral in length or [A] <60.000m>:

Specify spiral out length <60.000m>:

Inseridos todos os valores, a curva será criada.

4.  Apagar e modificar subentidades


Ferramenta para apagar subentidades
Ferramenta para apagar subentidades

Se quisermos apagar uma sub entidade, como uma tangente, curva simples ou curva composta, basta clicar no botão em destaque acima e selecionar a subentidade. Ao apagar tangentes, o alinhamento será desmembrado e ficará com um “buraco”.

Ferramentas para editar subentidade
Ferramentas para editar subentidade

Para editarmos uma subentidade, como uma curva já feita, clicamos no primeiro dos três botões selecionados ao lado. Uma janela se abrirá, e então selecionamos a subentidade que desejamos editar, uma curva simples, por exemplo. A janela aberta irá apresentar as características da subentidade, e permitirá a mudança de alguns valores.

Janela para edição de uma subentidade
Janela para edição de uma subentidade

No último botão dos três que estão selecionados na imagem anterior, temos um resumo das informações de geometria do alinhamento, onde também podemos alterar alguns valores. Basta selecionar o botão para se abrir uma paleta com as informações.

Paleta do resumo das informações de geometria do alinhamento
Paleta do resumo das informações de geometria do alinhamento


5. Labels de um alinhamento


Agora que a geometria do alinhamento está pronta, podemos colocar os labels (textos) no alinhamento. Selecione o alinhamento, clique com o botão direito e selecione Edit Alignment Labels.

Janela de configuração dos labels de um alinhamento
Janela de configuração dos labels de um alinhamento

A janela acima se abre quando clicamos em selecionamos a opção Edit Alignment Labels. No caso do alinhamento em questão, a lista está vezia, pois não temos nenhum label adicionado ao alinhamento. Mas veremos como se adiciona.
No campo Station index increment abaixo da janela, inserimos o valor da estaca do alinhamento. No caso acima, e também mais comum, está 20.
Para adicionar os labels no alinhamento, devemos escolher o tipo na lista Type, em seguida o estilo na lista de estilos ao lado da lista Type e depois clicar em Add. Vamos adicionar os labels do tipo Major Stations, Minor Stations e Geometry Points, que são as estacas principais, as estacas intermediárias e as estacas dos pontos notáveis.
No momento que adicionamos o labels de Geometry Points, a seguinte janela aparece:

Locais para inserir os Geometry Points
Locais para inserir os Geometry Points

Na janela acima, devemos selecionar apenas os elementos geométricos que queremos adicionar o label de pontos notáveis.
Adicionando os três labels, a lista ficará dessa forma:

Labels configurados no alinhamento
Labels configurados no alinhamento

Repare na janela acima que o incremento usado foi de 20 para as estacas principais e 10 para as estacas intermediárias. Significa que a cada 20 metros será inserido um label de estaca principal e entre os labels de estaca principal será inserido um label de estaca intermediária. Configurando conforme a janela acima o alinhamento ficará dessa forma:

Alinhamentos desenhados com curvas e labels
Alinhamentos desenhados com curvas e labels

Lembrando que disponibilizo gratuitamente arquivos de Civil 3D para você utilizar nesse tutorial, inclusive um arquivo com Alinhamento. Veja aqui os arquivos do tutorial.

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como inserir imagem no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)