CIVIL 3D - Seções gabaritadas (seções transversais)

Anterior: Corredores

Com o corredor de terraplenagem pronto, podemos criar as seções transversais de um alinhamento, representando as superfícies de terreno e do corredor.
Para criarmos as seções, precisamos ter no arquivo as Sample Lines geradas. As Sample Lines são linhas perpendiculares ao eixo, que podem ser criadas através de um incremento (distância entre as sample lines). Nelas vamos adicionar as superfícies que queremos exibir nas seções gabaritadas.

1.  Criando Sample Lines


Para criar as sample lines, vá ao menu Sections e clique em Create Sample Lines. Depois de clicar, será pedida a seleção do alinhamento. Mas você pode apertar enter para que uma janela seja exibida com os alinhamentos existentes no desenho:

Janela para criação de sample lines
Janela para criação de sample lines

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Clique sobre o alinhamento e depois clique em OK.

Caso não exista um Sample Line Group no arquivo, será aberta uma janela para a criação de um Sample Line Group.

Configuração do grupo de sample lines
Configuração do grupo de sample lines

Na janela acima podemos dar um nome ao grupo de sample line. Também escolhemos o estilo das Sample Lines que serão criadas e dos textos (labels) das sample lines.

Na lista na parte de baixo da janela, temos as superfícies e os corredores existentes no desenho, e que podemos reproduzir nas seções gabaritadas que serão geradas através das samplelines. Devemos marcar na coluna Sample o que queremos que seja exibido na seção transversal. Observe que a linha do meio do exemplo acima (corredor) está desmarcada na coluna Sample. Isso é porque esta linha representa o corredor; e como já temos uma superfície do corredor (a última linha do exemplo acima), iremos representar ela nas seções gabaritadas. Sugiro sempre deixar desmarcado o corredor e marcar apenas as superfície do corredor. Na coluna  Style, defina o estilo da seção que será apresentada na Section View.

Depois de configurado, basta clicar em OK. A seguinte janela aparecerá:

Barra de ferramentas para a criação das sample lines
Barra de ferramentas para a criação das sample lines


Ao mesmo tempo que a janela aparece, é pedido um ponto em uma estaca do alinhamento para se fazer uma sample line nesta estaca. Este é o modo manual de se criar as sample lines. Mas geralmente esse não é o modo mais interessante. Vamos criar as sample lines em todo o alinhamento, através de um incremento (distância entre as sample lines). Para isso, clique no botão representado abaixo e selecione a opção By range of Stations.

Criando sample lines através de um intervalo de estacas
Criando sample lines através de um intervalo de estacas


A seguinte janela se abrirá:

Configurando a criação das sample lines através de incrementos
Configurando a criação das sample lines através de incrementos

Na janela acima configuramos como serão geradas as sample lines.

No item Station Range, deixamos True em From alignment start para começar a gear as sample lines do início do alinhamento. E deixamos True também em To alignment end para gerar as sample lines até o final do alinhamento. Se marcarmos False em alguma dessas opções, podemos inserir manualmente a estaca que as sample lines irão começar ou terminar de serem geradas.

No item Left Swath Width, colocamos em Width o comprimento das sample lines à esquerda do alinhamento. E no item Right Swath Width, colocamos em Width o comprimento das sample lines à direita do alinhamento.

No item Sampling Increments definimos em Increment Along Tangents o intervalo de criação das sample lines nas tangentes do alinhamento. Em Increment Along Curves, o incremento nos trechos em curva do alinhamento, e em Increment Along Spirals o incremento nos trechos em espiral.

No item Additional Sample Controls marcamos Yes em At Range Start para que uma sample line seja criada no início do alinhamento. Em At Range End marcamos Yes para criar uma sample line no final do alinhamento também. Em At Horizontal Geometry Points marcamos Yes para gerar uma sample line em cada ponto notáveo do alinhamento (PC,PT). E em At superelevation Critical Station marcamos Yes para gerar sample lines nos pontos críticos de superelevação.

Feito isso, podemos clicar em OK para fechar a janela. Depois, pressione enter para concluir a criação das sample lines.

Na aba Settings da Toolspace, se formos até o estilo da sample line, selecionar para editar e ligar as linhas das sample lines na aba display veremos como ficou a criação das sample lines:


Sample lines criadas no desenho
Sample lines criadas no desenho


2.  Configuração do template de seção gabaritada


Se quisermos gerar as seções gabaritadas e em seguida coloca-las automaticamente em pranchas, precisamos ter um template configurado para isso. Neste template (arquivo com extensão dwt), precisamos ter uma prancha em um layout com o formato de papel que quisermos. E neste layout, devemos ter uma viewport configurada para exibir as seções.

Prancha configurada para seções transversais
Prancha configurada para seções transversais

Na imagem acima, temos um bloco de prancha, que está no layout chamado A1 de um arquivo com extensão dwt chamado PRANCHA A1 - Seções.dwt (para baixar esse arquivo, clique aqui). Neste layout, também temos uma viewport, com o tamanho da prancha, que está configurada para exibir as seções transversais. Se selecionarmos a viewport e abrirmos a paleta de propriedades (MO ou Ctrl+1), podemos ver na última opção da barra de propriedades, no item Viewport Type, como está configurada a viewport.

Propriedades de uma viewport de seções transversais
Propriedades de uma viewport de seções transversais


Na imagem acima vemos que a viewport selecionada está configurada no item Viewport Type como Section.
Importante: Se esta configuração não estiver feita na viewport, o Civil não irá aceitar a seleção do template quando gerarmos as seções gabaritadas e, consequentemente, não será possível gerar automaticamente os layouts com as pranchas das seções.

3. Gerando as seções gabaritadas


Com as sample lines criadas, podemos gerar as seções gabaritadas através delas. Para isso, vá ao menu Sections e selecione a opção Create Multiple Section Views. A seguinte janela se abrirá:


Criando seções gabaritadas - passo 1
Criando seções gabaritadas - passo 1

Acima temos a primeira parte da janela para criar as seções gabaritadas. Selecionamos o alinhamento e o Sample line group do qual queremos criar as seções. Mais abaixo, deixe a opção Automatic marcada se quiser gerar as seções gabaritadas de todo o alinhamento. E na parte mais embaixo da janela, selecione o estilo no qual quer criar as seções gabaritadas. Depois clique em Next.

Criando seções gabaritadas - passo 2
Criando seções gabaritadas - passo 2

Na próxima etapa, exibida acima, selecionamos como queremos organizar as seções gabaritadas no desenho. Na opção Production, selecionamos uma arquivo de template onde temos no layout um bloco de formato de papel e uma viewport configurada para exibir seções transversais; e então o Civil irá desenhar as seções como se estas estivessem na viewport do template selecionado. Na opção Draft, o Civil desenha as seções todas em um único retângulo, conforme o estilo de Group Plot Style, que também podemos escolher nesta janela, na opção Group Plot Style. Clique em next.


Criando seções gabaritadas - passo 3
Criando seções gabaritadas - passo 3

Na próxima janela, exibida acima, configuramos as larguras das seções transversais, para esquerda e para direita. Se deixar a opção Automatic marcada, serão obedecidas as larguras de cada sample line. Se quiser especificar uma largura fixa das seções para esquerda e para direita, selecione a opção User specified e insira as distâncias. Clique em next.

Criando seções gabaritadas - passo 4
Criando seções gabaritadas - passo 4

Na próxima janela, mostrada acima, configuramos as elevações das section views. Deixe Automatic marcado para o Civil configurar automaticamente a altura de cada section view de acordo com as seções exibidas em cada uma. Clique em next.

Criando seções gabaritadas - passo 5
Criando seções gabaritadas - passo 5

Na próxima janela, que está acima, podemos ver todas as seções adicionadas ao grupo de sample lines. Marcamos na coluna Draw quais seções queremos que sejam desenhadas. No caso acima, todas estão marcadas, portanto todas serão selecionadas. Podemos também, na coluna Style, selecionar o estilo em que cada seção será desenhada. Clique em next.

Criando seções gabaritadas - passo 6
Criando seções gabaritadas - passo 6


Na próxima e última janela, que vemos acima, configuramos as bandas das section views. No caso das section views, a banda é um texto acima de cada section view onde é exibido a cota do terreno e a cota da terraplenagem do projeto no eixo do projeto.

Selecione um estilo de band set e em Location escolha Top of section view. Aparecerá na lista na parte de baixo da janela uma linha. Em Surface1 escolha a superfície do terreno, e em Surface2 escolha a superfície do projeto. Clique em Create Section Views.

Após clicar em Create Section Views, o Civil irá pedir um ponto para inserir as section views. Clique sobre um ponto onde não há nada desenhado.

O resultado provavelmente será parecido com esse:

Seções transversais criadas no model
Seções transversais criadas no model

Podemos ver que foram desenhadas várias seções em alguns retângulos grandes. Esses retângulos representam a viewport da prancha do arquivo que selecionamos como tamplate quando estávamos criando as seções.

Da forma como está, serão desenhadas muitas seções por prancha, em uma escala muito pequena, no caso acima 1:1000.

Para mudarmos isso, devemos mudar a escala do desenho. No canto inferior direito da tela do Civil 3D, temos uma lista com escalas. Clique sobre ela e selecione uma escala menor, como 1:250 por exemplo.

Configuração da escala do desenho
Configuração da escala do desenho

Após selecionar a nova escala, devemos atualizar as seções gabaritadas. Para isso, clique sobre uma section view, depois clique com o botão direito e selecione a opção Update Section View Layout.

Atualização da apresentação das seções transversais
Atualização da apresentação das seções transversais

Depois de atualizadas, as seções devem ficar mais ou menos assim:

Seções transversais no model
Seções transversais no model

Desta vez vemos que temos menos seções por retângulo, o que fará com que a visualização em prancha seja menor.

Lembrando que disponibilizo gratuitamente arquivos de Civil 3D para você utilizar nesse tutorial, inclusive um arquivo com Seções Gabaritadas. Veja aqui os arquivos do tutorial.

Gostou do artigo? Então me siga no FacebookInstagram LinkedIn para ficar por dentro das atualizações do site.

Comentários

  1. Parabéns, Adson, pela explicação, foi de muita valia. Mas eu estou com um problema: eu gostaria de plotar múltiplas seções com a template do DER que vem no Civil 3D 2015, porém as "bands" aparecem em número maior do que o necessário e acabam ficando fora da folha de impressão. Como posso resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  2. PARABENS ADSON , OBRIGADO PELO TUTORIAL EXPLICATIVO , SAÚDE

    ResponderExcluir
  3. PARABENS ADSON , OBRIGADO PELO TUTORIAL EXPLICATIVO , SAÚDE

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. não consegui baixar o arquivo Seções.dwt
    Tem como me mandar um link para baixar no email gracieletonel@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Tbm nãoconsegui baixar seção dwt

    ResponderExcluir
  7. Percebi na imagem que mostra a estrada em planta, a marcação das áreas de Corte e Aterro apenas nas regiões dos taludes. Como faz essa configuração?!

    ResponderExcluir
  8. opa, o post é antigo, mas conseguiria me enviar esse arquivo das secoes.dwt aí?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Como inserir imagem no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD