Blocos Dinâmicos - Parâmetros

Veja também:
Blocos Dinâmicos - Ações

Bloco dinâmico é um recurso do AutoCAD disponível no block editor e que não exige conhecimentos de programação ou qualquer outra área que não seja simplesmente AutoCAD. Blocos dinâmicos são blocos que mudam sua geometria de acordo com as configurações que são feitas no bloco editor utilizando basicamente parâmetros e ações. Cada parâmetro precisa receber ao menos uma ação para funcionar. Isso permite ao usuário escolher o formato que quer do bloco, alterando suas propriedades dinâmicas fora do bloco editor.


Parâmetros acessados pelo ribbon
Parâmetros acessados pelo ribbon


Parâmetros acessados pela paleta
Parâmetros acessados pela paleta


 
barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Parâmetros

Os parâmetros são aplicados nos objetos a fim de receberem as ações. Enquanto os parâmetros não tiverem ações, eles não interferem no bloco, sendo exibida uma exclamação próxima ao parâmetro no block editor. Também não é exibido o grip do parâmetro fora do bloco editor se este não possuir uma ação relacionada.
Na propriedade de cada parâmetro pode ser escolhido se este parâmetro exibirá ou não os grips fora do bloco editor. Também pode ser escolhido se o parâmetro será ou não exibido nas propriedades do bloco quando o bloco for selecionado. Se o parâmetro não tiver seus grips exibidos e também não for exibido nas propriedades do bloco, não há como ele ser alterado pelo usuário. É possível também editar o nome e a descrição do parâmetro, que será o nome que irá aparecer na propriedade do bloco.
Cada grip dos parâmetros tem uma representação diferente fora do bloco editor. O parâmetro de ponto é representado por um quadrado, o de rotação por um círculo, o linear por um triângulo deitado, o de espelho (flip) por uma seta, e o lookup , o block table e o visibility por um triângulo com a ponta para baixo.
Propriedades de um parâmetro
Propriedades de um parâmetro
Podemos acessar os parâmetros através da Authoring Palettes, que é a paleta que é exibida quando abrimos o block editor de qualquer bloco; ou pelo ribbon, para quem já trabalha em AutoCAD com ribbon.
Vamos então à função dos principais parâmetros:



POINT

O parâmetro point recebe as ações de stretch e move. Fora do bloco editor, resulta em um ponto que pode ser posicionado livremente, executando a ação que estiver no parâmetro.

LINEAR

O parâmetro linear recebe as ações de move, stretch, scale e array. Fora do bloco editor é uma ou duas setas (conforme o número de grips) que podem ser puxadas para desenvolver a ação ao longo da direção do parâmetro. Nas propriedades do parâmetro linear, pode ser escolhido como será o tipo da distância inserida no parâmetro através da propriedade Dist type; podendo ser livre (none), ser uma lista de valores (list) ou variando de acordo com um intervalo (increment). É possível também escolher a partir de que ponto o parâmetro será executado, na propriedade Base Location, podendo ser no Startpoint ou no Midpoint.

ROTATION

No parâmetro de rotação só pode ser aplicada a ação de rotação. Em suas propriedades podem ser editados o ângulo e o ângulo base; e também escolher o Ang type entre none, list ou increment. É desenhado com o centro no eixo em que se deseja rotacionar os objetos.

FLIP

O parâmetro flip é o parâmetro que espelha e só pode receber a ação flip. É desenhado de acordo com o eixo em que se deseja espelhar os objetos. É possível nas propriedades editar o nome do estado espelhado (Base state name) e não espelhado (Flipped state name).

VISIBILITY

Com o parâmetro visibility é possível determinar e nomear estados de visibilidade e determinar quais objetos estarão visíveis e quais estarão invisíveis em cada estado. Diferentemente dos outros parâmetros, o de visibilidade não recebe uma ação, mas uma vez inserido o parâmetro no desenho, o menu visibility no ribbon é habilitado para se criar os estados de visibilidade. 

Botões de visibilidade habilitados depois de inserir o parâmetro de visibilidade
Botões de visibilidade habilitados depois de inserir o parâmetro de visibilidade


LOOKUP

O parâmetro lookup só pode receber a ação lookup. Este parâmetro exibe uma tabela que controla os outros parâmetros, criando estados e, para cada estado, valores para os parâmetros escolhidos.


Tabela de configuração do lookup
Tabela de configuração do lookup

Lookup funcionando no bloco
Lookup funcionando no bloco

Comentários

  1. Boa tarde, Adson, gostaria de entrar em contato com você para conversarmos sobre uma prestação de serviços sobre blocos dinâmicos, com dados a partir de planilhas Excel e possíveis caixas de diálogo correlatas. Como podemos proceder esse contato?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se tem como inserir dois parâmetros de visibilidade?

    ResponderExcluir
  3. O Autocad não aceita 2 parâmetros visibilidade, mas o truque é 1 parâmetro de visibilidade com os vários momentos de visibilidade que pode acontecer e vários parâmetros Lookup controlando o parâmetro visibilit, claro desliga o grip do visibilit para que ele não apareça.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Como inserir imagem no AutoCAD

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2023)

Modos de Seleção de Objetos no AutoCAD

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Requisitos do AutoCAD todas as versões e notebooks indicados (atualizado versão 2023)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2023)