Desenhando com Precisão no AutoCAD

Anterior: Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Para se desenhar utilizando a ferramenta CAD, é preciso que se desenhe com precisão. Vejamos algumas ferramentas para isso:

· Object Snap (OS / F3)

Os snaps são símbolos que aparecem em pontos notáveis dos objetos (normalmente na cor laranja), como por exemplo o meio dos segmentos, o início e fim dos segmentos, os centros dos círculos, a interseção de objetos, etc. Eles são evidenciados no desenho através de símbolos próprios para cada ponto notável. A exibição de cada um deles é controlada e configurável. Eles aparecem sempre que a seleção de um ponto é requisitada por algum comando. Então, ao se aproximar de um ponto notável que esteja ativo, seu símbolo se acende, e no momento que o símbolo estiver aceso, pode-se clicar para que o ponto seja inserido sobre ele, mesmo se o cursor não estiver sobre o ponto.

Para configurar os pontos notáveis que são exibidos, bastar digitar na linha de comandos OS + ENTER, e então a caixa de diálogo seguinte aparecerá:

Drafting Settings - SNAP
Drafting Settings - SNAP

barra de ferramentas adcadtools mais de 40 lisps

Basta marcar os pontos que se deseja que sejam exibidos e clicar em OK.
Para controlar a exibição dos pontos de snaps configurados durante o desenho, bastar apertar F3 para ligar os desligar a exibição.

· Ortho (F8)

Outra ferramenta de precisão muito importante é o Ortho. Quando ortho está ativo, as linhas e seguimentos de linhas são desenhado apenas nos eixos x e y, ou seja, na vertical e na horizontal, não sendo possível desenhar linhas inclinadas. Para ligar e desligar o ortho, basta apertar F8.

· Dynamic Input (F12)

Dynamic Input quando está ativo permite a entrada de dados no próprio cursor, ao invés da barra de comandos. Para ligar e desligar, aperte F12. Com o Dynamic Input desligado o ambiente de desenho fica mais limpo, deixando os dados para serem inseridos na barra de comandos.

· Polar Tracking (F10)

Polar Tracking desenha caminhos (trackings) que auxiliam a desenhar seguimentos de linhas em ângulos específicos pré-determinados. Para ligar ou desligar, aperte F10.

· Object Snap Tracking (F11)

Desenha trackings horizontais e verticais a partir dos pontos de snaps. É controlado apertando F11.

Gostou do artigo? Então me siga no Facebook e se cadastre na Newsletter para ficar por dentro das atualizações do site. Se quiser você também pode me seguir no Instagram e no LinkedIn.

Próximo: Mais alguns Comandos de Desenho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blocos dwg Drenagem Álbum DNIT

Configurando as unidades do desenho no AutoCAD

Comandos de medição e informação do AutoCAD (medidas e coordenadas)

Requisitos REVIT todas as versões e notebooks indicados (Atualizado 2024)

Os melhores mouses para AutoCAD (atualizado 2024)

Como cotar automaticamente seu desenho no AutoCAD

Coordenadas Absolutas e Coordenadas Relativas

Como inserir imagem no AutoCAD